FN de Capão Bonito
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
12
Espécies com foto:
12
Espécies com som:
0
Total de registros:
18
Total de fotos:
18
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

tico-tico
Alecsandra B. Ferreira
andorinha-de-sobre-branco
Alecsandra B. Ferreira
teque-teque
Alecsandra B. Ferreira
saci
Alecsandra B. Ferreira
gavião-carijó
Alecsandra B. Ferreira
Áreas de Observação

Floresta Nacional de Capão Bonito

Trata-se de Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo é “o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas”. Possui 4.344 hectares localizados em partes dos municípios de Capão Bonito e Buri, no Estado de São Paulo.

Segundo o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), do Ministério do Meio Ambiente, a área “Insere-se em área de Tensão Ecológica Savana, Floresta Ombrófila Mista e Floresta Estacional Semidecidual - dados de tese de doutoramento de Bechara em 2006. Os reflorestamentos realizados na Flona totalizam 3.489,39 ha. Estão assim distribuídos: 1.002,00 ha de Araucaria angustifolia, 2.402,19 ha de Pinus elliottii, 39,47 ha de Pinus spp e 45,73 ha de experimentos com várias outras espécies florestais nativas e exóticas. Importante ressaltar que a Araucária foi classificada mais recentemente, pela IUCN, como criticamente ameaçada de extinção, demonstrando a importância de banco genético para utilização futura interna e externa, seja em projetos de restauração, seja em projetos de plantios comerciais. Completando a cobertura vegetal, somam-se outros 270 ha de mata ciliar e rico ecossistemas de várzea na porção leste, em paralelo ao rio Apiaí-mirim. A área restante é ocupada por aceiros, estradas, espaço para edificações e áreas de lazer. Ocorrem também retorno natural de rico sub-bosque de vegetação nativa sob as araucárias, com indicação de estágio médio de regeneração. A grande maioria dos talhões de Pinus também possuem subbosque de nativas, com retorno em diferentes níveis de recuperação, dependendo das condições de solo, umidade, incidência de luz e outros fatores ambientais. De forma geral, esta FLONA representa um rico ecossistema para as espécies animais e vegetais, pois é a única UC, num raio de aproximadamente 60 Km. Na direção sul dista, em média, de 50 a 60 km do Parque Estadual Intervales e em direção norte-oeste, sentido do rio Paranapanema, dista em média, de 60 a 70 km da Estação Ecológica de Angatuba“.

História

Criada originalmente com a denominação Parque Florestal Getúlio Vargas, em 1.944, foi durante muito tempo administrada pelo IBAMA. No Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), porém, consta que a unidade foi criada através da Portaria 558, de 25 de outubro de 1.968, data em que, provavelmente, foi transformada em FLONA. Consta, segundo informe da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, que “originalmente havia uma vegetação de cerrado e floresta ombrófila densa. Abatida a mata primária, surgiu a capoeira, com variedade de espécies arbustivas, subarbustivas e herbáceas que cresce quando o solo é degradado sobretudo por queimadas. A vegetação atual é representada por algumas espécies como sapé, samambaia, rabo de burro, carqueja e barba de bode, e pelos reflorestamentos realizados desde a formação dessa floresta nacional. Hoje totaliza 3.615,10 Há, entre pinus, araucária, imbúia, ipê e experimentos diversos”.

Infra-estrutura

A unidade conta com portaria, sede de administração, alojamento e residência para funcionários.

Não possui centro de visitantes e nenhuma infra-estrutura de atendimento.

A visitação, segundo o CNUC, permanece fechada.

Localização: Rodovia SP-258, km 241, Bairro Itanguá, Capão Bonito SP.

Telefones: (15) 35430500, (61) 33419915, (61) 33419923

e-mails: flonacb@icmbio.gov.br, marli.ramos@icmbio.gov.br, veronica.veloso@icmbio.gov.br

Últimos registros fotográficos

Dados não disponíveis.

Últimos registros sonoros

Referências

Ministério do Meio Ambiente

http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=79

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (Sistema de Informações para Gerenciamento de Recursos Hídricos)

http://www.sigrh.sp.gov.br/sigrh/arqs/relatorio/crh/cbh-alpa/1121/areas_protegidas_por_lei.html